Carvão ativado
O carvão ativado é um carbonáceo de coloração preta. Ele possui uma porosidade elevada e uma superfície de contato extremamente alta, o que lhe permite adsorver moléculas tanto em fase líquida quanto em fase gasosa. Esta propriedade é a que lhe confere características especiais para uso em processos industriais e também, em estações de tratamento de águas e efluentes.
Oferecemos dois tipos de carvão ativado:
- Carvão em pó umectado
- Carvão ativado granular
Carvão em pó umectado
Este tipo de carvão ativado é utilizado nas estações de tratamento para a remoção de substâncias tóxicas, como fenóis, compostos aromáticos, corantes, bactericidas e até metais pesados, entre outros. Pode ser utilizado no tratamento primário, para auxiliar na clarificação da água, ou ainda no tratamento terciário, de modo a depurar e tornar as características do efluente tratado ainda melhores. Também pode ser utilizado em qualquer processo em que se deseja remover odores, cloro livre ou matéria orgânica.
Outra aplicação para o carvão ativado em pó umectado é nos sistemas biológicos. Nesta etapa, o carvão mostra-se eficiente em mais de um processo. Através de sua capacidade de adsorção, ele auxilia e aumenta o rendimento da nitrificação e desnitrificação, e atua também na remoção de substâncias consideradas de difícil remoção, como sulfurados e mercaptanos.
Outra característica importante é a capacidade que a matéria viva tem de se fixar nos macroporos existentes no carvão, o que facilita o crescimento dos microrganismos e o contato entre eles e o substrato. Além disso, os microrganismos regeneram os microporos do carvão, liberando sítios de trocas do carvão ativo, que ficam livres para adsorver outras substâncias.
Carvão ativado granular
O carvão ativado granular é utilizado nos sistemas como meio filtrante, e possui dureza maior para evitar perdas por fricção.
Quais são os benefícios do uso do carvão ativado?
- Conferem maior eficiência ao tratamento, com redução de custos, auxiliando na remoção de cor e odor do efluente
- Possui a capacidade de melhorar o sistema biológico, através da remoção de substâncias tóxicas
- Funcionam como suporte aos microrganismos, intensificando seu crescimento e induzindo a formação de um floco biológico maior e mais denso
- Meios filtrantes, inclusive para água, com grau de potabilidade
- Auxiliam na adequação de parâmetros ambientais exigidos pelos órgãos competentes